Doutor Lucas Simões

Câncer de Colo de Útero

Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo de útero está relacionado a infecção pelo vírus HPV, uma infecção assintomática muito comum na população brasileira e que se resolve espontaneamente em 90% das mulheres no período de 1 a 2 anos. Se essa infecção persistir, podem surgir alterações pré-cancerígenas no colo uterino, identificadas pelo exame preventivo (Papanicolau).

Como a infecção pelo HPV é fundamental para surgir o câncer de colo uterino, então aquelas pessoas cuja vida sexual tenha iniciado de forma precoce e múltiplos parceiros ao longo da vida são descritos na literatura como fatores de risco. O tabagismo também contribui para o aumento do risco.

Inicialmente o câncer de colo de útero se apresenta sem sintomas, com anos de evolução. Inicialmente surgem lesões pré-malignas que, se não identificadas no exame preventivo, podem evoluir para lesões malignas. Em casos mais avançados podem surgir sintomas como sangramento vaginal, dor abdominal, secreção vaginal anormal e queixas urinárias.

O tratamento do câncer de colo de útero vai variar com o estágio da doença. Se forem identificadas lesões pré-malignas, o tratamento pode ser realizado retirada somente uma parte do colo de útero. Já se a lesão for em um estágio mais avançado, pode variar desde cirurgia, com retirada de todo o útero, até tratamento exclusivo com quimioterapia e radioterapia.

+ 0
Cirurgias Realizadas
0
Anos de experiência
+ 0
Pacientes tratados

Doutor

Lucas Simões

CRM – 52-104622-5

-Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos
-Especialização em Cirurgia Geral pela Sociedade de Beneficência Portuguesa de Campos
-Sub-especialização em Cirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)
-Trabalhos publicados em congressos e revistas de impacto nacional e internacional
-Curso de especialização em cirurgia laparoscópica pelo IRCAD

Tire sua dúvida

Quando procurar um Médico?

É comum na vida da mulher apresentar algumas alterações ginecológicas: dores na região pélvica, menstruação irregular ou alterações em exames de rotina. Por isso é importante saber quais são os sinais de alerta para procurar um médico e realizar sua consulta:

-Dor abdominal ou pélvica
-Fluxo menstrual irregular
-Infertilidade
-Dor na relação sexual
-Aumento do volume abdominal
-Alterações em exames de rotina
-Alteração no hábito urinário e fecal

Possui algum desses sintomas ou conhece alguém assim? Saiba que existem muitos tratamentos e a escolha pelo profissional com a melhor formação pode ser fundamental na sua recuperação. Clique abaixo e conheça mais sobre cada tipo de tratamento.

Agende sua consulta

Atendimento online

Olá! Agora você pode agendar uma CONSULTA ON-LINE comigo. A pandemia provocou um cuidado extra em relação ao atendimento médico. Por este motivo, o Conselho Federal de Medicina autorizou o atendimento médico à distância favorecendo o isolamento social e redução de riscos de contágio e transmissão do coronavírus.

Avaliação

Depoimentos

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

× Agendar Consulta