Doutor Lucas Simões

Mioma

Mioma

A miomatose uterina, também conhecida como fibroma uterino, é uma condição comum em mulheres em idade reprodutiva. Trata-se de um tipo de tumor benigno que cresce no tecido muscular do útero. Embora a maioria dos casos não cause sintomas significativos, em alguns casos pode levar a complicações graves e afetar a qualidade de vida da mulher.

Ainda não se sabe exatamente o que causa a miomatose uterina, mas existem alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolvê-la, como a idade (mulheres com mais de 40 anos são mais propensas a desenvolvê-la), história familiar, raça (mulheres negras têm maior probabilidade de desenvolver a condição), obesidade e desequilíbrios hormonais.

A maioria das mulheres com miomas uterinos não apresenta sintomas. No entanto, em alguns casos, os sintomas podem incluir dor abdominal, sangramento menstrual abundante ou prolongado, anemia e dor durante a relação sexual.

O diagnóstico da miomatose uterina é realizado por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia para descartar a presença de um tumor maligno.

O tratamento da miomatose uterina depende da gravidade dos sintomas, da idade da mulher e do desejo de engravidar. Em casos leves, pode-se optar pelo acompanhamento clínico com exames regulares para monitorar o crescimento dos miomas. Em casos mais graves, pode-se indicar o uso de medicamentos para controlar os sintomas ou até mesmo a cirurgia, que pode ser realizada por via laparoscópica ou via aberta, em um corte parecido a uma cesariana. Em mulheres que desejam preservar a fertilidade, pode-se optar pela embolização das artérias uterinas, um procedimento minimamente invasivo que bloqueia o suprimento sanguíneo dos miomas, ou realizar cirurgia para retirada somente dos miomas.

A miomatose uterina é uma condição benigna comum em mulheres em idade reprodutiva, que pode ser assintomática ou causas sintomas graves. O diagnóstivo é realizado por meio de exames de imagem e o tratamento depende da gravidade dos sintomas e do desejo de engravidar. É importante consultar um médico regularmente para identificar a condição precocemente e garantir um tratamento adequado.

+ 0
Cirurgias Realizadas
0
Anos de experiência
+ 0
Pacientes tratados

Doutor

Lucas Simões

CRM – 52-104622-5

-Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos
-Especialização em Cirurgia Geral pela Sociedade de Beneficência Portuguesa de Campos
-Sub-especialização em Cirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)
-Trabalhos publicados em congressos e revistas de impacto nacional e internacional
-Curso de especialização em cirurgia laparoscópica pelo IRCAD

Tire sua dúvida

Quando procurar um Médico?

É comum na vida da mulher apresentar algumas alterações ginecológicas: dores na região pélvica, menstruação irregular ou alterações em exames de rotina. Por isso é importante saber quais são os sinais de alerta para procurar um médico e realizar sua consulta:

-Dor abdominal ou pélvica
-Fluxo menstrual irregular
-Infertilidade
-Dor na relação sexual
-Aumento do volume abdominal
-Alterações em exames de rotina
-Alteração no hábito urinário e fecal

Possui algum desses sintomas ou conhece alguém assim? Saiba que existem muitos tratamentos e a escolha pelo profissional com a melhor formação pode ser fundamental na sua recuperação. Clique abaixo e conheça mais sobre cada tipo de tratamento.

Agende sua consulta

Atendimento online

Olá! Agora você pode agendar uma CONSULTA ON-LINE comigo. A pandemia provocou um cuidado extra em relação ao atendimento médico. Por este motivo, o Conselho Federal de Medicina autorizou o atendimento médico à distância favorecendo o isolamento social e redução de riscos de contágio e transmissão do coronavírus.

Avaliação

Depoimentos

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

× Agendar Consulta